sexta-feira, 18 de abril de 2014

O "Avada Kedavra" é um feitiço de verdade?


Devido a grande quantidade de acesso no último post sobre Harry Potter(Feitiços do mundo de Harry Potter), estou trazendo mais uma parte de livro: O Mundo Mágico de Harry Potter. Desta vez falando a respeito da origem do famoso feitiço da morte, o Avada Kedavra. 




No mundo de Harry, esse é o feitiço mais mortífero, a pior das três Maldições Imperdoáveis. O uso de qualquer uma delas contra um ser humano pode condenar um bruxo a passar o fim de seus dias em Azkaban. Foi a maldição que Voldemort utilizou para matar os pais de Harry, a mesmo com a qual tentou assassiná-lo e também a que acabou com a vida de Cedrico Diggory. Harry foi o único que sobreviveu ao seu poder fatal.
Embora Rowling (autora de Harry Potter) costume inventar a maioria de seus feitiços e maldições, a expressão "Avada Kedavra" tem origem em uma antiga língua do Oriente Médio chamada aramaico. A frase abhadda kedhabra quer dizer "desapareça como esta palavra" e era utilizada por antigos feiticeiros para fazer doenças sumirem. Não há provas de que tenha sido usada para matar ninguém.
Essa frase tem a mesma origem da palavra mágica abracadabra. Embora hoje só tenha utilidade para mágicos que animam festinhas de aniversário, já houve tempo em que era levada a sério pelos médicos. Quintus Serenus Sammonicus, médico romano que viveu por volta de 200 a.C., usava-a como feitiço para fazer baixar a febre de seus pacientes. De acordo com sua receita, era preciso escrevê-la onze vezes em um pedaço de papel, a cada vez retirando uma letra. Assim:

A  B  R A  C A  D  A  B  R  A
 A  B  R  A  C  A  D  A  B  R 
A  B  R  A  C  A  D  A  B
A  B  R  A  C  A  D  A
 A  B  R  A  C  A  D
 A  B   R  A  C  A  
 A  B  R  A  C 
 A  B  R  
 A  B 
     A     


O papel devia ficar amarrado em torno do pescoço do paciente com uma tira de linho durante nove dias. Depois disso, era preciso jogá-lo por sobre o ombro num rio que corresse para o leste. Quando a água apagasse as palavras, a febre desapareceria.
A popularidade desse feitiço cresceu tanto durante os séculos que sucederam a Sammonicus, que ele foi usado até mesmo contra a Peste Negra. O leitor mais atento já deve ter percebido que este remédio, mesmo se não fizer mais nada, ajuda o tempo passar. Como muitas doenças desaparecem naturalmente em uma ou duas semanas, o feitiço provavelmente não tinha nenhum efeito. Por outro lado, não doía!


Uma das regras básicas da magia diz que, para lançar um feitiço, não basta pronunciar algumas palavras. O importante é a maneira como o feitiço é dito - por exemplo, o grau de autoconfiança pode ter grande influência. Conjurar um feitiço pode  requerer um enorme esforço e muita energia. Assim, o poder do feiticeiro é também fator importante.


Veja Também:

  1. Feitiços do mundo de Harry Potter
  2. Os melhores personagens coadjuvantes de anime e mangá
  3. Anime e Mangá
  4. Top Five: Canais do You Tube
  5. Pirataria Moderna
  6. Facebook e seus Investimentos
  7. Impunidade em Homicídios no Brasil
  8. Melhores Episódios de Animes

    Compartilhe com os amigos!

    Curta  a página no face e tenha atualizações do blog: https://www.facebook.com/universopopanimemanga