domingo, 27 de abril de 2014

Durmstrang (Harry Potter)

Continuando a série de postagens sobre curiosidades do mundo de Harry Potter, tirado do livro: O Mundo Mágico de Harry Potter.


Durmstrang é uma das duas escolas de mágica na Europa continental. Sua localização exata é mantida em segredo, mas provavelmente fica em algum lugar na parte da Europa, a julgar pelos uniformes - combinando com as túnicas de "vermelho-sangue escuro", os alunos vestem casacos de "pele, bastante felpudos" - e pelos nomes tipicamente russos do diretor Igor Karkaroff e de estudantes como Poliakoff.


O nome da escola é uma brincadeira com a expressão em alemão Sturm und Drang (tempestade e ímpeto), que se refere a uma literatura dedicada à grandeza, ao espetáculo, à rebeldia. Tratava-se de uma importante tendência da literatura alemã do século XIX. A figura principal do movimento foi Johann Wolfgang von Goethe, cuja obra mais famosa, Fausto, descreve o drama de um homem que afirmou um pacto que Karkaroff, um antigo Comensal da Morte, fez com Voldemort.
Outro artista do movimento, o compositor Richard Wagner, escreveu diversas óperas sombrias, uma delas baseadas na famosa história do navio-fantasma O Holandês Voador. Esse navio foi amaldiçoado e sua condenação consistia em vagar interminavelmente pelos oceanos, tudo porque seu capitão, num acesso de fúria durante uma tempestade, renunciou a Deus.


Durmstrang é uma escola muito diferente de Hogwarts. Enquanto em Hogwarts os alunos aprendem apenas Defesa Contra as Artes das Trevas, os alunos de Durmstrang têm aulas de Magia Negra propriamente dita. (Isso ocorre por influência do diretor Karkaroff, um antigo Comensal da Morte.) Por razões semelhantes, Durmstrang "não aceita alunos de sangue impuro", de acordo com Draco Malfoy, cujo pai é um admirador da doutrina de Durmstrang e está pensando em mandar Draco para lá. Essa devoção a um conceito maldoso e questionável de pureza combina bem com o nome da escola. Os artistas do movimento Sturm und Drang, Wagner especialmente, eram os preferidos do governo nazista alemão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas eram obcecados por matar todos aqueles que não se encaixassem em sua definição de puro-sangue germânico.
As diferenças entre Hogwarts e Durmstrang refletem também uma longa animosidade entre países do Ocidente e do Oriente. Hogwarts, sob a direção de Dumbledore, é um bom exemplo das tradições democráticas do Ocidente. Durmstrang é um lugar mais rígido, formando feiticeiros nos quais não se pode confiar - exatamente como a Europa Oriental tem sido vista pelos estrangeiros. É bastante significativo que ao final de O Cálice, ambos os lados reconheçam que suas desconfianças devem ser postas de lado para poderem enfrentar o inimigo comum.

Veja Também:

  1. Feitiços do mundo de Harry Potter
  2. O "Avada Kedavra" é um feitiço de verdade?
  3. Dementadores
  4. Top Five: Canais do You Tube
  5. Pirataria Moderna
  6. Facebook e seus Investimentos
  7. Impunidade em Homicídios no Brasil
  8. Melhores Episódios de Animes

    Compartilhe com os amigos!

    Curta  a página no face e tenha atualizações do blog: https://www.facebook.com/universopopanimemanga